logo.gif









Pressão Baixa
Médica para hipertensos.
Também chamada de hipotensão arterial, a pressão baixa pode indicar ou não um problema mais grave que pode estar acompanhado de sintomas. Essa doença pode ocorrer quando o sangue é bombeado pelo coração de forma mais lenta e, em consequência, há a expulsão de um volume menor de sangue, quando os vasos sanguíneos se dilatam ou quando ocorre uma hemorragia.

 Em uma pessoa adulta a pressão é considerada baixa quando está abaixo do considerado ideal (menor que 105/60mmHg). Ela altera durante o dia e cai quando as pessoas dormem e aumenta quando elas acordam. Há alguns casos de hipotensão que podem causar desmaios e até choque.

Pode aparecer sintomas como: suores excessivos, aceleração dos batimentos, perda da consciência, prejuízo no funcionamento dos rins, dentre outros.

Causas da Pressão Baixa

- desidratação;
- traumatismos;
- envenenamentos;
- queimaduras severas;
- pessoas que sofreram de desidratação e receberam uma dosagem alta de diuréticos podem ter sua pressão afetada se alterarem sua posição;
- reações alérgicas, etc.

Tratamento para Pressão Baixa

O tratamento para pressão baixa tem o intuito de reduzir  os efeitos dos sintomas e as possíveis complicações da doença. O ideal é que o paciente sente ou deite assim que começar a sentir alguns sintomas e deve aguardar até que esteja melhor. A ocorrência constante de hipotensão requer cuidados e é necessário visitar um médico.

Tipos de Hipotensão Arterial

Hipotensão Postural

Consultório médico. Também conhecida como hipotensão ortostática, ela ocorre quando há uma queda da pressão arterial porque uma pessoa se levanta após estar sentada ou deitada. Quando se está deitado, o volume de sangue é distribuído por igual para os vasos. Já na posição em pé, o sangue passa a ir e se concentra nos membros inferiores do corpo.
 
Devido a isso, o organismo passa a realizar um processo chamado vasoconstrição, para que a parte superior do corpo humano também receba sangue, mas esse procedimento vai de encontro com a lei da gravidade.

Quando o processo descrito não ocorre com a rapidez esperada, pode acontecer a hipotensão ortostática. O surgimento do problema pode ser devido a diversos fatores. Alguns estão ligados a problemas neurológicos, consumo de medicamentos ou alterações psiquiátricas. Quando esse problema ocorrer, a pessoa deve ser colocada na posição horizontal, elevar as pernas e desapertar as roupas até que ela não sinta mais nada. Sendo recorrente esse tipo de hipotensão, o médico deverá ser consultado para que se verifique a possibilidade de utilizar uma medicação específica.
 
Fatores de Risco da Hipotensão Postural

- Anemia;
- Infecções graves;
- Embolia pulmonar;
- Problemas cardíacos;
- Problemas endócrinos;
- Problemas no sistema nervoso central.

Hipotensão Neuralmente Mediada

Nesse caso, a hipotensão ocorre quando a pessoa fica em pé por um longo período. Com isso, ela acaba ficando tonta e pode até desmaiar. Também pode acontecer com pessoas que sofreram experiências desagradáveis. Esse tipo de pressão baixa acontece porque não há uma boa comunicação entre o cérebro e o coração. O corpo passa uma informação ao cérebro de que a pressão está alta e por isso, os batimentos cardíacos diminuem causando os sintomas da doença.

Batimentos cardíacos. Frequência Cardíaca

Também chamado de ritmo cardíaco, a frequência cardíaca é a quantidade de vezes que o coração bate durante o período de um minuto. A frequência cardíaca pode ser medida utilizando as seguintes formas:
 
 
  • Contar durante 10 segundos e multiplicar o resultado por 6;
  • Contar durante 15 segundos e multiplicar o resultado por 4;
  • Contar durante 30 segundos e multiplicar o resultado por 2;
  • Contar durante um minuto.

Medir a frequência dos batimentos é bastante usado nas atividades físicas para que se tenha a noção sobre qual atividade é adequada. Sabendo a frequência, o indivíduo evita praticar exercícios aeróbios mais fortes do que seu corpo aguenta. As frequências cardíacas muito baixas recebem o nome de bradicardias e as muito altas são chamadas de taquicardias; elas podem ser indício de um possível problema cardíaco.
 
 
Pressão Alta   <<--  Pressão Baixa  -->>  Aferir Pressão

Pressão Arterial
Pressão Alta
Pressão Baixa
Aferir Pressão
Alimentos para Hipertensos
Fale Conosco
Mapa do Site








Site desenvolvido por KERDNA Produção Editorial LTDA